Em 2022, foi a vez da cidade de São Paulo sediar mais um Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM). A 35ª edição do evento científico, organizado bianualmente pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), reuniu endocrinologistas de todo o país entre os dias 3 e 7 de setembro.
Sob o tema “Ciência de Hoje para o Amanhã”, o CBEM 2022, presidido pela Dra. Marise Lazaretti Castro, garantiu a clínicos e pesquisadores uma grade voltada a discussões em torno do futuro da Endocrinologia, trazendo assuntos como inclusão, transgeneridade, manejo de doenças endócrinas raras e novos fármacos para o tratamento da obesidade.
Considerando tais abordagens, não poderia ter havido ocasião mais oportuna para a promoção de conteúdos em total consonância com a realidade enfrentada atualmente por especialistas e pacientes – e a oportunidade foi devidamente aproveitada, com dois grandes lançamentos!
Um deles foi o Guia Prático em Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade, desenvolvido pelo Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT) da SBEM. A coordenação esteve a cargo dos Drs. Alexandre Hohl, Marcelo Ronsoni e Ricardo Meirelles, muito bem-sucedidos na organização dos 31 capítulos do volume, focados em conceitos básicos de anatomia e fisiologia, além de aspectos diagnósticos, éticos e terapêuticos das principais condições ligadas à incongruência de gênero, andrologia e saúde da mulher.
O CBEM também foi palco do lançamento oficial do Guia Prático em Doenças da Tireoide, organizado pelos Drs. Cleo Otaviano Mesa Junior, Rafael Selbach Scheffel e Patrícia de Fátima dos Santos Teixeira. São 28 capítulos, preparados por professores, pesquisadores e endocrinologistas com reconhecimento mundial e larga experiência clínica, contemplando desde a fisiologia tireoidiana até a abordagem diagnóstica e terapêutica dos pacientes com as mais diversas doenças da tireoide.
A excelente receptividade dos dois volumes em um congresso como o CBEM – há mais de 60 anos na agenda de especialistas endocrinológicos e de áreas afins em âmbitos nacional e internacional –, além de endossar o enriquecimento da literatura médico-científica, por meio da oferta de publicações de altíssima qualidade, representa um orgulho incalculável para a Clannad Editora Científica, que teve a honra de assumir a produção editorial em cada etapa, desde o recebimento dos capítulos até o fechamento em gráfica.
Quer saber mais sobre esses dois guias, indispensáveis para a sua atualização profissional? Clique aqui!