Nos dias 4 e 5 de novembro aconteceu a transmissão on-line de mais um tradicionalíssimo Encontro Anual do IEDE-RJ, o nº 51 neste ano de 2022. A edição que se seguiu ao cinquentenário, evento histórico celebrado em dezembro de 2021, manteve o altíssimo nível das apresentações conferidas naquele ano, apostando em um time super-renomado de palestrantes prontos para reverenciar os últimos estudos e debates sobre diabetes e Endocrinologia.
A Dra. Cynthia Valerio, presidente da Associação de Ensino e Pesquisa do IEDE-RJ e diretora do Departamento de Dislipidemia da SBEM, garantiu a coordenação do curso e também a moderação de algumas mesas-redondas, formato adotado ao longo de toda a programação. Sempre com abordagens modernas, dinâmicas e interativas, foram tratados temas como o emprego da terapia hormonal na menopausa, a doença hepática gordurosa não alcoólica e sua relação com o diabetes, a hipercolesterolemia familiar homozigótica, a influência das mídias sociais nos transtornos de imagem corporal e a importância da Medicina de precisão no diagnóstico do diabetes.
A terapia farmacológica também ganhou relevante destaque, como a volanesorsena no enfrentamento da síndrome de quilomicronemia familiar, e a dapagliflozina no tratamento da doença renal crônica. Sem falar na obesidade do ponto de vista medicamentoso, traçando-se uma acurada comparação entre a abordagem da doença no passado e a abordagem no presente.
Contando com o patrocínio dos laboratórios Amryt Pharma, AstraZeneca, Novo Nordisk, PTC Therapeutics e Servier, além de toda a infraestrutura audiovisual e gráfica da Clannad Editora Científica, o 51º Encontro Anual do IEDE cumpriu com larga aprovação a sua agenda de grandes exposições, debates e posicionamentos, por meio da apresentação das terapias mais atualizadas e nas quais se depositam as melhores perspectivas. Ano que vem tem mais!