Nos dias 18 e 19 de março, o Dr. Daniel Kendler, diretor da SBD-RJ, recepcionou palestrantes e participantes para a 2ª edição do Diabetes Rio On-line. O estudo do diabetes e toda a sua complexidade, abrangendo as mais diversas populações, estiveram muito bem representados em uma agenda que contemplou as últimas evidências médicas e científicas.
Toda a grade curricular foi estruturada em miniconferências, simpósios e casos clínicos, durante os quais a audiência teve a chance de interagir em temas como monitoramento do diabetes, as últimas novidades envolvendo o pâncreas artificial, atividade física e nutrição direcionada ao paciente com diabetes.
As novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes também estiveram representadas no curso e se constituíram no foco do primeiro simpósio, já na sexta-feira. O Dr. Daniel Kendler conduziu uma discussão que relacionou tópicos como pé diabético e tratamento farmacológico do pré-diabetes e do diabetes gestacional.
Ao longo dos debates, especialistas de diferentes áreas tiveram a oportunidade de compartilhar sua visão sobre um mesmo tema, como a complexa relação entre diabetes tipo 1 e gestação, abordada segundo a ótica da Obstetrícia, da Nutrição e da Endocrinologia.
Ao fim da tarde de sábado, o Diabetes Rio On-line 2022 se despediu tendo cumprido a sua missão: transmitir conhecimentos de experts em diabetes e doenças correlacionadas de forma plural e dinâmica. Superados os desafios que um evento desse porte demanda, chegou o momento de absorver cada informação trazida e debatida para a futura aplicação clínica.