Tradicionalmente, maio é o mês do SEND, e em 2023 médicos de todo o país não precisaram fazer nenhuma alteração na agenda para acompanhar o mais conhecido encontro voltado ao debate de atualizações em Endocrinologia, Nutrologia e Diabetes.
Foram 4 dias de transmissão on-line, com aulas exclusivas, apresentadas por especialistas convidados especialmente para o evento, além de 2 dias em caráter híbrido, em 19 e 20 de maio, tendo sempre à frente os coordenadores do curso, Dr. Roberto Zagury e Dr. Leão Zagury.
Em mais essa edição do SEND, os mais de 3.800 inscritos puderam aproveitar oportunidades que só um curso dessa envergadura oferece: debates imersivos, networking de alto nível, conteúdos baseados em evidências e uma abordagem prática com direito a certificação ao final.
A diversidade de temas se fez presente em cada dia de evento, passando pela suplementação voltada a pessoas vegetarianas, uma possível substituição da metformina como primeira linha no tratamento do DM2, mitos e verdades sobre a gliclazida e as possíveis aplicações do romosozumabe.
Temas em alta na sociedade também fizeram parte da grade curricular. A validação do diploma médico em Portugal, hipoglicemia no esporte, a saúde dos atletas olímpicos, Whey Protein do ponto de vista da Dermatologia e métodos de imagem na detecção do uso indevido de anabolizantes foram alguns dos temas em pauta nos dois dias em que o curso assumiu os formatos presencial e on-line, reforçando o networking entre participantes e palestrantes convidados.
A relação de patrocinadores é bastante expressiva, evidenciando a seriedade e a tradição do SEND, por isso mesmo merece ser citada: Abbott, AstraZeneca, Amgen, Bayer, Besins Healthcare, Boehringer Ingelheim Lilly, Bracepharma, Libbs, Lilly, Mantecorp Farmasa, Merck, Nestlé Health Science, Novo Nordisk, P&G Health, PTC Therapeutics, Servier e Takeda.
E mais: o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e do American College of Physicians (ACP), oferecendo todo o suporte à infraestrutura técnica a cargo da Clannad.